Jornal na sala de aula
Em tempos de interati-vidade via telefone celu-lar e internet, fazer com que os jovens se interes-sem pela leitura de jornais não é tarefa das mais fáceis, mas certa-mente é fundamental para formar leitores habituais e cidadãos bem-informados. Trazendo textos com características distintas, fotografia e recursos gráficos, os jornais são u-ma fonte respeitada para pesquisa e para a obtenção de informação so-bre o mundo atual. Além disso, eles se modernizaram e passaram por reestruturações gráficas e editoriais para proporcionar leitura mais a-gradável de seu conteúdo.
Para uma criança tomar gosto pelos periódicos, o primeiro passo é acabar com a idéia de que jornal é coisa de "gente grande". Dentro da gama variada de assuntos aborda-dos, certamente são encontradas notícias locais ou de entretenimento que atraem também os pequenos. É importante fazer os alunos se rela-cionarem com o jornal como se fos-sem leitores comuns: eles devem manuseá-lo por inteiro (não só tex-tos recortados), aberto sobre uma mesa, no chão ou dobrado; e buscar os cadernos que mais interessam, vendo fotos e lendo títulos, subtítu-los e o início de cada reportagem, para saber se vale seguir até o final. "É comum a pessoa iniciar a leitura pela área de que mais gosta, mas isso não significa que ela irá até o fim do texto", afirma Maria José Nóbrega, consultora de Língua Por-tuguesa.
Seja o primeiro a comentar
Postar um comentário
Deixe seu comentário aqui,criticas, sugestões ou elogios!