SEJA BEM VINDO :) NOSSO BLOG ESTÁ EM MANUTENÇÃO POR ALGUNS DIAS !

Rádio: Ferramenta de Comunicação integrada e dinâmica




O avanço do processo de descentralização, a distribuição de responsabilidade, a criação dos conselhos escolares, a relativa abertura, a participação da Comunidade nas decisões da escola, a utilização das tecnologias de informação e comunicação, a criação de redes colaborativas, são aspectos que levantam expectativas promissoras em relação a uma mudança da cultura organizacional das escolas.
            Uma Instituição de ensino, como todas as organizações contemporâneas, está atrelada aos critérios de eficácia e eficiência para se ter a excelência, mas Porque isso não acontece? Por que essa mudança não aconteceu? Será que foi dado o suporte necessário a gestão das escolas? Porque a política educacional não prioriza as escolas de Ensino Fundamental já que é o alicerce da educação? Porque nem todos os alunos têm acesso à inclusão digital? Por que ainda há escola que não tem prédio próprio? Como se pode ter uma excelência se não há espaço físico adequado para realizar as ações do processo ensino aprendizagem?
           A escola poderá contribuir, de forma significativa, para a democratização da sociedade, bem como ser um lugar privilegiado para o exercício da democracia participativa, de uma cidadania consciente e comprometida com o bem-estar social.
          A complexidade do ensino depende do seu desenvolvimento, de ação coletiva, compartilhando decisões e ação comprometida com a realização das decisões Tomadas.Estabelecer essa vinculação significa incluir as necessidades da comunidade local, saber escutar, olhar, conhecer e respeitar o que está lá para ser, de fato, uma escola daquela comunidade.
         É preciso que as Instituições comecem a apostar em ferramentas de comunicação integradas. Dentre essas soluções, que visam à troca alinhada de dados, vale destacar a comunicação interna. Por meio dela, é possível que as Instituições de Ensino possam se relacionar com cada um dos membros de sua equipe agindo em busca de objetivos comuns. Os públicos que participam dessa comunicação são diversos: Professores, alunos, funcionários, Pais, ex-alunos e a Comunidade extra-escolar.
        Dentre as mais tradicionais ferramentas de comunicação interna estão os impressos, murais e a comunicação verbal. No entanto a tecnologia passa a predominar nesse setor e observando in-loco a E.E.E.F. Sementinha do Saber, localizada na Rua Simpliciano Medeiros, Bairro Perpétuo Socorro no município de Bragança-Pa, e em especial o seu Projeto político Pedagógico “Interagir e Compartilhar para Educar” o Projeto Rádio Escola Sementinha do Saber, integrado a este PPP traz em seu bojo um leque de oportunidades para que os docentes possam trabalhar as disciplinas do currículo  divulgando as ações desenvolvidas em sala de aula e socializar com toda a Comunidade escolar, incentivando assim a cultura da paz na escola diante dos problemas enfrentados como violência, pichações, gangues, drogas, gravidez na adolescência, erradicação do trabalho infantil e outros.
      O tema Rádio: Ferramenta de Comunicação integrada e dinâmica busca a Comunicação Interna, o maior desafio das Instituições de Ensino.
      O ambiente interno está dentro da organização e o fruto de um planejamento bem feito, a mais simples ferramenta de comunicação como o Rádio pode se tornar uma poderosa arma de comunicação interna.
      A Comunicação através do radio mostra-se fundamental para apontar o que é a Instituição e quais são seus ideais.
      Os resultados da comunicação podem ser mensurados por meio de indicadores internos e externos já que o aluno repórter estará levando informações da Comunidade Escolar à Rádio, assim como poderá trazer informações de sua comunidade à escola.
       A Rádio Escola Sementinha tem como função desenvolver um modelo dinâmico de Comunicação e informação. Oferecendo aos alunos, sob a orientação de Professores, um espaço de comunicação constante e estabelecerá um canal de troca de conhecimentos.  É um Projeto tecnológico que traz uma metodologia diversificada  envolve equipe gestora, alunos, professores, pais e a comunidade.
          A Rádio-Escola Sementinha torna-se um elemento que, enquanto ação educativa, prioriza a auto-estima e a autovalorização dos membros da comunidade escolar, permitindo sua expressão, através da ampliação de sua voz, tornando-se agentes e produtores culturais.
          O diálogo, o comunicar, o expressar de idéias, as formas de participação, a inclusão dos elementos e a valorização de identidades e culturas são elementos significativos e expressivos nesse processo. A Rádio Escolar é um núcleo de produção coletiva e, portanto um democrático de comunicação. Sendo assim, dever atender as necessidades locais da comunidade escolar e preferencialmente estar articulado com Projeto Político Pedagógico da escola e com o Projeto Aluno Repórter, a imprensa na Escola sob a coordenação dos Professores Ailton Rocha e Beto Amorim.
           A construção da Cidadania começa pelo respeito à diversidade de opiniões, saber ouvir e saber decidir coletivamente e, no exercício de sua construção, a ação dialógica torna-se elemento fundamental.
       O trabalho em equipe, o planejamento e a organização do conteúdo, a pesquisa de opinião, a construção coletiva de um código de conduta ética, a avaliação coletiva permanente, a formação e o domínio de conhecimentos tecnológicos e de linguagem radiofônica e articulação pedagógica e com as esferas escolares (professores,alunos,membros da comunidade) são elementos importantes para o desenvolvimento de uma Rádio Escola.


Autora: Profª Eliana Maria Ferreira Silva.

3 COMENTÁRIOS:

Anônimo disse...

MUITO BOM GALERA....

[Roney] disse...

Obrigado!

Anônimo disse...

ESTA CADA VEZ MELHOR!!!!!!!

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui,criticas, sugestões ou elogios!

Este blog tem: postagens e comentários

Melhor Vizualização

Mozilla Firefox,Google Chrome;

Contador de Visitas

autores

Minha foto
[Roney Oliveira]
Amo tecnologia e a vida
Visualizar meu perfil completo
Rua Simpliciano Medeiros, S/N, Perpétuo Socorro,Bragança-PA, Fone: (91) 3425 5444. e-mail: sementinhadosaberbr@hotmail.com

  ©Todos os direitos reservados á: Escola E.E.F Sementinha do Saber. .

TOPO DO BLOG