SEJA BEM VINDO :) NOSSO BLOG ESTÁ EM MANUTENÇÃO POR ALGUNS DIAS !

Sistema brasileiro quer acabar com as colas nas provas

O projeto concebido por uma empresa mineira poderia eliminar as condições de se copiar as respostas de um colega ao lado durante os testes.

A Starline Tecnologia, uma empresa de tecnologia da informação fundada em Belo Horizonte, divulgou um novo sistema que poderia facilitar muito a tarefa dos professores de criar e aplicar testes e avaliações, ao mesmo tempo em que dificulta a vida dos “coladores” de plantão. O Sistema de Gestão de Provas, ou SGP, é um software que automatiza o processo de elaboração de provas para escolas e concursos.

Escolas rastreiam estudantes com chips RFID

Novidade foi implantada em instituição de ensino de Houston e visa diminuir a evasão escolar.

Se você é um estudante de uma das escolas de Houston e planeja gazear aula poderá ter sérios problemas. Uma medida polêmica que visa diminuir o número de alunos que faltam às aulas está dividindo opiniões entre os moradores dos distritos de Spring e Santa Fé.

A secretaria de educação da região implantou chips RFID nos cartões dos estudantes. Com isso, por meio da radiofrequência, é possível que a instituição controle, em tempo real, onde cada um dos alunos está.

O Blog da Escola

        how-to-blog-blackboard-classroom_id785240_size4851

      A  tecnologia  na  educação  é  sem duvida  uma  das  melhores  maneiras de  se  aprender  e  interagir  com  o mundo em busca de valores sociais. A titulo  de  exemplo,  temos  em  nossa escola, o blog, o qual tem por objetivo   interagir e  familiarizar os alunos com a internet.

      O blog nasceu em meados de setembro de 2009 para  concorrer o 1º concurso Bragantino de blogs realizado  pelo  NTE  Bragança, mas  naquele tempo  éramos  apenas  uma  pequena semente plantada na blogosfera.

      Apenas  em  2010  ficamos  com  o titulo de 1º lugar na categoria escola, ganhando  assim  prestigio  e  respeito por  nossos  leitores  e  blogueios  Bragantinos.Vale ressaltar que o blog tem  leitores até na índia e que sempre estão nos visitado e postando comentários. Chegamos a 16.000 visitas. 

 

ESCOLA GANHA CONCURSO DE REDAÇÃO DOIS ANOS CONSECUTIVOS.

CIMG4166

Professoras da Coordenação do concurso e funcionários com o aluno ganhador

 

     No dia 17 de novembro nossa Escola recebeu notícia de mais uma conquista. É nossa sementinha na mídia .

     A Escola Sementinha do Saber é bi campeã no concurso de redação fiscal no Estado do Pará na categoria Ensino Fundamental.

REDAÇÃO CAMPEÃ DO CONCURSO

CIMG4179
 
       No 1º Concurso de Redação do Programa Estadual de Educação Fiscal o aluno Ademir Anderson da 8ª Série ganhou em 1º lugar trazendo mais um título para a escola Se-mentinha do Saber. Agora nossas expectativas estão voltadas para o aluno Renivan Farias Alves que concorrerá no mesmo concurso este ano, com o tema ―Patrimônio Público: a responsabilidade também é sua!

Discurso lendário de Steve Jobs em Standford

Discurso inspirador de Steve Jobs

      É sempre assim, as pessoas realmente importantes se vão cedo demais. Talvez porque pessoas como Steve Jobs ja contribuíram o bastante ou porque não merecemos alguem com tamanha genialidade trabalhando por nós durante muito tempo.

     Steve contribuiu não só para o avanço da tecnologia mas para o avanço da humanidade e mesmo com sua morte deixa um legado intocável, porém nos deixa a sensação de que estamos regredindo pois visionários como ele contamos nos dedos nos dias de hoje.

Projeto Segundo Tempo

CIMG3999

      Chega a Escola Sementinha do Saber os materiais que farão parte do Projeto Segundo Tempo.

     O Segundo Tempo é um programa do Ministério do Esporte, destinado a democratizar o acesso à prática e à cultura do Esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.

      Entre os recursos estão: bolas para futebol, voleibol, handebol e frescobol;  bombolês, pula cordas, cones para sinalização, jogos de camisas, petecas entre outros materiais.

CIMG3978

       Com isso, os monitores poderão desenvolver da melhor forma as oficinas ministradas incentivando a prática de esportes entre os alunos  tendo assim uma vida mais saudável.

A quem interessa a divisão do Pará?

Uma chuva atípica em pleno verão amazônico fez a cidade de Marabá receber um frescor especial na manhã posterior à divulgação do plebiscito que pode dividir o estado do Pará.

No dia 11 de dezembro de 2011, os paraenses vão decidir se aceitam a divisão do estado em “Pará remanescente”, o estado de Tapajós e o de Carajás.

Se a chuva refrescou a cidade, que nesse período do ano chega a ter uma temperatura de aproximadamente 40 graus, com a notícia do TSE os marabaenses esquentaram ainda mais em debates fervorosos, que perpassam a universidade, as mesas de boteco e as reuniões dos movimentos sociais da região.

Esperança e desconfiança

divisao-para

Na capital do eventual estado de Carajás, Marabá, que em menos de cem anos mudou seu cenário de uma vasta floresta para construção de seu primeiro shopping, e, atualmente, vê a maioria de suas ruas fétidas com esgotos a céu aberto, a esperança e a desconfiança dividem a opinião das pessoas sobre a criação da nova unidade federativa.

Entrega de bicicletas começa nova fase do transporte escolar

       As primeiras 300 bicicletas distribuídas pelo Ministério da Educação a alunos da rede pública foram entregues nesta sexta-feira, 26, pelo ministro Fernando Haddad e pelo governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, em solenidade realizada no Recanto das Emas, região administrativa de Brasília. O Distrito Federal vai distribuir 3 mil bicicletas a alunos maiores de 14 anos e que residam a até 7 km da escola, como previsto no programa Caminho da Escola – Bicicleta Escolar. 

Mudança lenta, gradual e injusta

Cem anos após a criação, a prova tornou-se porta de entrada para o Ensino Superior e passou a determinar a formatação dos currículos escolares.
"Por ser único meio de ingressar na vida universitária, exame desvaloriza todo o Ensino Básico, avalia especialista"
       Em tese, seria o mecanismo de triagem de candidatos para o Ensino Superior. Mas, em um século de história, o vestibular ganhou significados e peso que ultrapassam esse perfil selecionador, transformando-se em um dos fatores mais determinantes na definição dos currículos do Ensino Médio. Uma relação perigosa, alerta o coordenador da prova da Unicamp, Renato Pedrosa, para quem o fato de o exame ser o único meio de acesso às universidades desvaloriza todo o processo do Ensino Básico. “Ele indica para a comunidade educacional, para a família e para os jovens que a escolapode ajudar, mas não é tão importante quanto a prova final.”

Eliminatórias para a Semana da Pátria 2011

Semana da Pátria 2011

Realizada pela Prefeitura de Bragança através da Secretaria Municipal de Esportes, deu início nesta os jogos eliminatórios para a Semana da Pátria que este ano traz como tema, “Esporte e Educação, uma cultura de Paz”. 139 clubes disputam as eliminatórias que já conta com 4 times classificados do ano passado.

Várias modalidades esportivas serão praticadas , o futsal é o mais disputado e lota as dependências do Corolão. A equipe campeã do Futsal adulto masculino levará um lindo troféu e um cheque no valor de R$3.000,00 o vice levará R$1.500,00 e os campeões das demais modalidades serão premiados com troféus e medalhas.

Fonte: http://www.braganca.pa.gov.br/

Anunciadas escolas finalistas do Prêmio Gestão Escolar

bann_pge

As seis escolas finalistas do Prêmio Gestão Escolar já podem comemorar: elas são do Amazonas, Ceará, Goiás, Roraima, Santa Catarina e Tocantins. A cerimônia de premiação e o anúncio da Escola Referência Brasil será no dia 7 de novembro, em Recife, com transmissão ao vivo pelo Canal Futura.

DOMÍNIO PÚBLICO – LIVROS, MÚSICAS, VÍDEOS

dominio_publico1_jpg

DOMÍNIO PÚBLICO  – Se você é estudante ou apenas um amante de artes, certamente deve ter uma vasta lista de títulos e obras que deseja ou precisa acompanhar não é?  Para quem quer ler livros de romance, poesia, renascentista, literatura infantil  ou de escutar musica erudita, ver videos contempôraneos e publicações sobre educação, o site do Domínio Público – www.DominioPublico.gov.br – é o jeito mais fácil de você ter acesso a tudo isso gratuitamente e de modo muito simples.

Festa Junina é tradição no Pará e também na Escola Sementinha do Saber.

DSC01133

Alunos Dançando quadrinha maluca

       As festividades do período junino são a segunda maior tradição cultural do estado, perdem apenas para o Círio de Nazaré.
Pouca gente sabe, mas a chegada das festas juninas faz a alegria de milhares de paraenses apaixonados pelas quadrilhas e pelas comidas típicas.

O período junino, no Pará, é considerado o segundo maior evento cultural do estado, perdendo apenas para o Círio de Nazaré, festa religiosa que atrai cerca de dois milhões de pessoas todos os anos em Belém.

Tradicionalmente as festividades juninas acontecem à porta das casas, em diversos bairros das principais cidades do estado, inclusive em nossa cidade de Bragança-Pa.

Inauguração do IFPA-Campus Bragança

       O dia 08 de julho promete um dia intenso para todos os servidores de Bragança. Depois de 3 anos de espera e investimentos, a Instituição estará apta para receber um duplo parabéns, sua inauguração (no dia do aniv ersário da cidade) e o nível em que se encontra, já funcionando nos dois turnos, manhã e tarde e com certas perspectivas de começar o seu funcionamento noturno.

Atualização Cadastral–Servidor SEDUC

Atualização SEDUC

O projeto "Atualização Cadastral" foi desenvolvido com o objetivo de atualizar as informações pessoais e funcionais dos servidores civis e militares ativos, garantindo maior celeridade, transparência e controle das informações.
Os dados levantados subsidiarão a formulação de políticas de recursos humanos do Estado do Pará e a execução de ações do Programa de Valorização do Servidor.


ATUALIZE SEUS DADOS!

Construção -A banda mais bonita da universidade [UFPB]

Construção–Universidade UFPB

A música “Oração” da “Banda Mais Bonita da Cidade”, web hit que em pouco tempo já acumula milhões de acessos, ganhou uma versão especial de protesto feita pelos alunos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Os alunos adotaram o nome de “Banda Mais Bonita da Universidade”,  para protestar contra o atraso nas obras do bloco de Comunicação em Mídias Digitais da instituição que se arrastam.

A música que foi apelidada de “Construção” parodiando “Oração” faz um apelo ao reitor para que termine a obra paralisada.

Marcha da Educação!

 todos_pela_educacao
A Marcha da Educação realizada no último dia 15 de junho reuniu cerca de 300 profissionais da rede Estadual de ensino para cobrar agilidade no que diz respeito à aplicação do PCCR, que há um ano foi aprovado na ALEPA e até o momento não obtivemos respostas positivas. Na audiência com a Secretaria de Educação, a coordenação estadual  do SINTEPP aprovou que a comissão paritária será discutida no Conselho Estadual de Representantes (C.E.R) que será realizado nos dias 17 e 18 de junho.

Jovem da periferia transforma madeira velha em violinos

David Rocha

David Rocha,na periferia de SP

Um fenômeno, incrível o que este garoto faz. assista ao vídeo abaixo e tire suas conclusões:

“Desde 2009, quando começou a frequentar aulas de luteria –construção de instrumentos musicais–, David Rocha, 20, busca no lixo a madeira para montar seus próprios instrumentos.”

Ambiente Escolar Instigador

Imagem 036Ter um ambiente que seja favorável a qualquer atividade realizada é um desejo de todos, pois o próprio ambiente pode nos permitir uma melhor interação com o meio, com as pessoas em volta e assim um melhor aprendizado. Portanto, é nesse sentido que professores de História reconhecem a necessidade de criar um espaço que potencialize o aprendizado dos alunos, no entanto, somente um espaço acolhedor pode não ser o suficiente para uma melhor aprendizagem, faz-se necessário também  metodologias que inovem, metodologias que levem o aluno a refexlão critica e consequentemente a uma produção mais conssistente.

Depoimento da Professora Amanda Gurgel – a Educação no Brasil

Professora Amanda Gurgel silencia Deputados em audiência pública. Depoimento Resumindo o quadro da Educação no Brasil.

       A professora do Rio Grande do Norte Amanda Gurgel virou heroína da causa da classe, por melhores salários, nas redes sociais. Um vídeo no qual ela silencia os deputados do RN em audiência pública quando fala sobre a situação crítica da educação já tem mais de 54 mil visualizações no You Tube. Desde o começo da tarde desta quarta-feira (18) o nome "Amanda Gurgel" já está na lista brasileira dos Trending Topics, no Twitter.

129º Aniversário de Monteiro Lobato

Monteiro Lobato

        José Bento Renato Monteiro Lobato (Taubaté, 18 de abril de 1882São Paulo, 4 de julho de 1948) foi um dos mais influentes escritores brasileiros do século XX. Foi um importante editor de livros inéditos e autor de importantes traduções. Seguido a seu precursor Figueiredo Pimentel ("Contos da Carochinha") da literatura infantil brasileira, ficou popularmente conhecido pelo conjunto educativo de sua obra de livros infantis, que constitui aproximadamente a metade da sua produção literária. A outra metade, consistindo de contos (geralmente sobre temas brasileiros), artigos, críticas, crônicas, prefácios, cartas, um livro sobre a importância do petróleo e do ferro, e um único romance, O Presidente Negro, o qual não alcançou a mesma popularidade que suas obras para crianças, que entre as mais famosas destaca-se Reinações de Narizinho (1931), Caçadas de Pedrinho (1933) e O Pica-pau Amarelo (1939).

A ESCOLA SEMENTINHA DO SABER NO ANO DE 2010

DSC00132

Alunos Brenda Gisele e Renan

Grandes acontecimentos marcaram o ano de 2010 em nossa escola. A Sementinha do Saber enquanto instituição de ensino foi fundada em 08 de março de 1987, inicialmente como escola particular, depois funcionou como convenio, escola anexa e em 2005 configurou-se enquanto escola estadual, sancionado pela portaria 065/65 de 2005.

Ao longo desse período obtivemos várias conquistas, dentre elas destaca-se o prêmio nacional de Referencia em Gestão Escolar no ano de 2004 e no ano de 2009 foi a primeira escola no Município a lançar o projeto Rádio Escola.

Em 2010 nosso trabalho foi premiado com a conquista do 2° concurso de blog da região bragantina realizado pelo Núcleo Tecnológico Educacional (NTE) e o 1° lugar no concurso de redação conquistado pelo aluno da 8ª série Ademir Anderson da Silva e Silva, onde o mesmo concorreu com estudantes de escolas de vários municípios do estado.

Apesar de todos esses resultados positivos, não foi possível impedir com que a escola fosse fechada e as aulas mais uma vez paralisadas, pois o prédio onde improvisadamente a escola funciona desde de 2008 foi fechado, devido a atrasos no pagamento do aluguel do imóvel. Dias depois a situação foi resolvida e as aulas reiniciaram novamente

A situação de nossa escola mobilizou a opinião e atualmente apresenta o seguinte quadro: a divida com o proprietário do imóvel foi quitada, está sendo providenciado a compra de um terreno para a construção do prédio da escola e a previsão é que a construção aconteça para o ano de 2012.

DIREÇÃO CONVOCA PAIS PARA ENTREGA DE BOLETINS

Imagem1

Entrega de Boletins

Nos dias 14 e 15 de fevereiro ocorreu entrega de boletins dos alunos, referente ao ano letivo de 2010. Estando presentes  pais, direção, professores, coordenação pedagógica e alguns alunos.

Na oportunidade, a direção levantou algumas questões referentes ao dia-a-dia da escola e alunos como: comportamento, conduta e interesse desses jovens pelos estudos; participação dos pais na vida escolar dos filhos e estreitamento das relações entre escola-família de fundamental importância no processo de ensino-aprendizagem e na construção de sujeitos autônomos permitindo uma educação de construção coletiva que envolva gestores, professores, alunos e a família.

A FAMÍLIA SEMENTINHA NO CORDEL

DSC05617
Nossa Escola Sementinha
É mesmo um segundo lar
Construímos boa família
Que gostamos de lembrar
Por isso neste cordel
Quero a todos registrar.
Não fiquem apreensivos
Não vou revelar segredo
Só quero muita atenção
Para ler este enredo
Quero homenageá-los
Com carinho, amor, desvelo.
Permitam-me logo citar
A nossa maior autarquia
Eliana, nossa gestora
Que germina todo dia
Dirige essa escola há anos
Com garra e muita alegria.

Alunos Certificados no Ensino Fundamental e na Qualificação Profissional do PROJOVEM

E. M. E. F. – MARICOTINHA

Brasileiros começam a trocar o RG pelo RIC na próxima semana

ric-2

Governo vai convocar cidadãos para entrega do RIC

A partir da próxima semana, cidadãos brasileiros poderão trocar seus surrados RGs pelos cartões com chip e tarja magnética do RIC. \o/ Apesar de não mudar muito a vida dos brasileiros, o documento único de identificação é uma tentativa de unificar cadastros e coibir fraudes. O RIC terá informações como nome, sexo, data de nascimento, foto, filiação, assinatura e impressão digital do indicador direito.

Sai o RG e entra o RIC

A ideia do governo é que o RIC agrupe diversos documentos diferentes em apenas um cartão. Há planos para a integração do RIC com o CPF, o título de eleitor e muitos outros documentos. Além disso, o portador também poderá realizar operações bancárias com esta identidade.

A versão digital do documento poderá ser utilizada por 2 milhões de brasileiros em 2011 já que o lançamento está em fase piloto. Brasília, Rio de Janeiro, Salvador, Hidrolândia (GO), Ilha de Itamaracá (PE), Nísia Floresta (RN) e Rio Sono (TO) são as cidades que vão receber o projeto no ano que vem.

Quem for contemplado para participar da primeira etapa da transição receberá uma carta que informará aonde poderá ser retirado o seu RIC. A mudança para o RIC deve estar completa durante o período de 10 anos. Enquanto isso, os documentos de identidade continuam válidos.

ric

Fonte : Super Download

A sala de informática ja está quase pronta

IMG_0729

É com enorme satisfação e alegria que informamos que o Laboratório de Informatica da escola está praticamente pronto,faltando apenas alguns detalhes.Em breve estará sendo inaugurada para o melhor ensino-aprendizagem dos alunos.No dia 07/01 o tecnico da Positivo esteve na escola instalando os computadores.

Este blog tem: postagens e comentários

Melhor Vizualização

Mozilla Firefox,Google Chrome;

Blog Archive

Contador de Visitas

autores

Minha foto
[Roney Oliveira]
Amo tecnologia e a vida
Ver meu perfil completo
Rua Simpliciano Medeiros, S/N, Perpétuo Socorro,Bragança-PA, Fone: (91) 3425 5444. e-mail: sementinhadosaberbr@hotmail.com

  ©Todos os direitos reservados á: Escola E.E.F Sementinha do Saber. .

TOPO DO BLOG