SEJA BEM VINDO :) NOSSO BLOG ESTÁ EM MANUTENÇÃO POR ALGUNS DIAS !

DOMÍNIO PÚBLICO – LIVROS, MÚSICAS, VÍDEOS

dominio_publico1_jpg

DOMÍNIO PÚBLICO  – Se você é estudante ou apenas um amante de artes, certamente deve ter uma vasta lista de títulos e obras que deseja ou precisa acompanhar não é?  Para quem quer ler livros de romance, poesia, renascentista, literatura infantil  ou de escutar musica erudita, ver videos contempôraneos e publicações sobre educação, o site do Domínio Público – www.DominioPublico.gov.br – é o jeito mais fácil de você ter acesso a tudo isso gratuitamente e de modo muito simples.

     Para entender melhor a ideia, vamos esclarecer o que significa afinal a expressão Domínio Público. Imagine que quando alguém cria um livro ou uma música têm o direito de receber um valor em dinheiro pela veiculação ou difusão deste conteúdo, isso se chama direito autoral. Porém, passados pelo menos setenta anos da morte do autor, ou se este após sua morte não tiver nenhum sucessor na família, toda a sua obra cai no chamado domínio público, ou seja, pode ser utilizada e difundida por todos sem ter que pagar nada.

      O site de obras de domínio público do governo foi criado em novembro de 2004 já tem um grande número de acessos (visitação), apesar de não ser muito difundido. Somente no mês de janeiro deste ano o número de visitas chegou a 424.320 mil, o de obras cadastradas 3.471, com mais de 500 emails enviados por usuários, professores, pesquisadores e artistas.

      As obras cadastradas fazem parte de uma atividade desenvolvida pelo próprio Ministério da Cultura. Os visitantes, autores, parceiros e tradutores podem colaborar com o site Domínio Público de diversas formas: os visitantes, através da digitalização de obras que forem dedomínio público, os autores cedendo obras de sua autoria de qualquer ordem (imagens, vídeos, livros, músicas), os parceiros (pessoa jurídica) cedendo direitos de alguma obra que detenham e os tradutores enviando textos e livros traduzidos para o nosso idioma.

        Na página inicial do site do Domínio Público você encontrará alguns destaques de obras e um campo de busca no qual poderá realizar alguma pesquisa. Para isso primeiramente você deverá escolher o tipo de mídia da obra que você quer procurar, que podem ser: imagem, som, texto ou vídeo e sua respectiva categoria, por exemplo, se for imagem pode ser fotografia, gravura, mapa, etc. Depois digitar informações como autor e título e escolher o idioma da obra, clicar em pesquisar e pronto. Você terá acesso livre e gratuito à obra que deseja ler ou utilizar para sua pesquisa.

OBS: FOI ADICIONADO UMA OPÇÃO AO LADO DIREITO DESTE BLOG,NO CANTO INFERIOR,COM O NOME “DOMÍNIO PUBLICO”. –Agora a pesquiza ficou mais fácil.^^

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui,criticas, sugestões ou elogios!

Este blog tem: postagens e comentários

Melhor Vizualização

Mozilla Firefox,Google Chrome;

Contador de Visitas

autores

Minha foto
[Roney Oliveira]
Amo tecnologia e a vida
Ver meu perfil completo
Rua Simpliciano Medeiros, S/N, Perpétuo Socorro,Bragança-PA, Fone: (91) 3425 5444. e-mail: sementinhadosaberbr@hotmail.com

  ©Todos os direitos reservados á: Escola E.E.F Sementinha do Saber. .

TOPO DO BLOG