SEJA BEM VINDO :) NOSSO BLOG ESTÁ EM MANUTENÇÃO POR ALGUNS DIAS !

Projeto Lixo,Arte e Luxo

Imagem recentes da camara digital 579

fotos: Lana Emília

Coordenadores:

Prof. Eliana Maria Ferreira Silva

Prof. Oscar Antonio Neto

Os professores Eliana Ferreira e Oscar Antonio apresentam o Projeto Lixo Arte e Luxo à Comunidade Escolar Sementinha do Saber. O Projeto Lixo Arte e Luxo traz em seu bojo um leque de oportunidades para trabalhar os assuntos da disciplina Educação Artística com os alunos de 6ª e 7ª série do Ensino Fundamental no turno da manhã e, através da prática de suas oficinas diversificadas os Professores têm a oportunidade de desenvolver com a participação ativa dos alunos os trabalhos artísticos diversificados, as ações são educativas e fazem parte do currículo escolar que trata da Questão Ambiental.
Dessa forma será possível contribuindo com o Social, e envolver nossos alunos em um processo de cidadania.

Imagem recentes da camara digital 585

JUSTIFICATIVA

A Educação escolar e o meio social exercem ação recíproca e permanente um sobre o outro. Acreditamos que é a sociedade, com suas práticas, que determina a educação escolar, a qual por sua vez é considerada reprodutora dessa sociedade. Queremos assumir para atingirmos uma nova posição mais realista e progressista, na qual a educação escolar em arte possa contribuir nas transformações sociais e culturais.

Educação Artística não é apenas uma atividade, pois a concepção de arte deve fundamentar o caráter artístico e estético de uma proposta de ensino-aprendizagem, que objetive a mobilidade conceitual apontando para uma articulação do fazer, do representar e do exprimir.
A nossa sociedade apresenta inúmeros problemas sociais que refletem diretamente na vida de nossos alunos fazendo com que interfira no processo de aprendizagem.


O desemprego e a remuneração salarial não suficiente para o sustento da família fazem com que vários alunos cheguem à escola sem o alimento necessário para que possa ter concentração e assistir sua aula normalmente.
Também os graves problemas decorrentes da transformação do Meio Ambiente ocorrido pela ação do homem, sendo o homem o único responsável por essa transformação muita das vezes destruidora e que hoje as escolas sofrem as conseqüências por alunos que não tem uma consciência crítica e danificam carteiras, sujam as paredes com pichações, jogam lixo no chão, etc...
Considerando que o homem a partir de uma educação escolar que vise à consciência crítica de determinadas atitudes poderá mudar a sua maneira de pensar e agir.
Considerando ainda que a disciplina Educação Artística possa dar essa contribuição através da prática educativa diante da necessidade de manter as dependências da escola sempre limpa e agradável é que estamos propondo este projeto que irá envolver toda comunidade numa ação conjunta, visando o bem estar da coletividade e também envolver várias oficinas como reciclagem, pinturas, criar jogos, máscaras, embalagens, porta retratos, quadros, cartões de natal, etc. Podemos ainda envolver datas comemorativas como dia das crianças, natal, festa do hall Owen, ornamentações festivas da escola e outras atividades que venham contribuir para um bom trabalho de arte e prática de vida de nossos alunos, estabelecendo de acordo com os conteúdos englobando aspecto mais significativos do conhecimento arte e o levantamento das características artísticas estéticas da comunidade bem como os interesses vivenciais dos alunos.
Portanto, com essas atividades propostas neste Projeto estará contribuindo para a auto-estima de nossos alunos que poderão usufruir o aprendizado abrindo várias oportunidades para o mercado do trabalho e para melhor entender o mundo em sua volta e preservá-lo como meio de preservação e utilização dos recursos que poderiam está no lixo, mas quem pode virar luxo com muita utilidade e até mesmo como geração de renda.Imagem recentes da camara digital 574

OBJETIVO:

Compreender e apreciar a arte como meio de expressão e comunicação, despertando o gosto estético e os aspectos físicos, intelectual, emocional e perceptivo através de atividades artísticas enriquecedoras e construtivas, como importante instrumento de transmissão de valores culturais e promover a auto-estima.
METODOLOGIA
Este projeto será desenvolvido nas turmas F6MR01, F7MR01 e F7MR02 sob a coordenação dos Professores de Educação Artística com o apoio do corpo técnico, da equipe gestora, professores e serventes.
O Projeto será apresentado e os alunos serão orientados a realizar as tarefas propostas por cada etapa:
1. A primeira etapa consiste em atividades de preparação com sessão de vídeo aos alunos e criação de pequenos textos educativos de preservação do meio ambiente, pesquisa na internet sobre a preservação do meio ambiente e a reciclagem, socialização dos trabalhos através do estúdio da Rádio Escola;
2.A segunda etapa os alunos serão organizados por grupos com distribuição de tarefas como campanhas educativas de preservação do meio ambiente e do patrimônio público nas salas de aula;
3. A terceira etapa os alunos recolherão os papeis junto com as serventes para reciclagem;
4. A quarta etapa será a reciclagem do papel e a confecção artística nas oficinas;
5. A quinta etapa realização de oficinas de cartões, porta retratos, lixeiras, tabuleiros de jogos, vasos de garrafa peti, pinturas, etc.
6.A sexta etapa Gincana Lixo Arte e Luxo com apresentação de danças, paródias, teatro, etc.
Os caminhos escolhidos irão contribuir para os alunos exercitarem aplicações práticas teóricas os conteúdos estéticos e artísticos.
Considerando o processo de ensino aprendizagem a partir dessa idéia, aplicaremos ainda novos métodos para tratar de aspectos específicos das linguagens e saberes artístico; importante é integrá-los de forma que o processo de aprendizagem ocorra.
RECURSOS
• HUMANOS: Alunos, Professores, equipe técnica, gestora, serventes e Parceiros e Amigos da Escola.
• MATERIAIS: Papel recolhidos em sala de aula, revistas, jornais, cartolinas, cola, linhas, tecidos, e outros materiais necessários ao projeto.
• FINANCEIROS: Contamos com o apoio dos alunos, da escola, dos responsáveis e de amigos.
AVALIAÇÃO
A Avaliação será contínua, sistemática e transformada em nota para média bimestral dos alunos e também através da produção realizada e da motivação da comunidade ao visitarem a exposição dos materiais confeccionados pelos alunos e através da observação do ambiente escolar limpo e organizado sem papel no chão, paredes e carteiras conservadas.

Imagem recentes da camara digital 577

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui,criticas, sugestões ou elogios!

Este blog tem: postagens e comentários

Melhor Vizualização

Mozilla Firefox,Google Chrome;

Contador de Visitas

autores

Minha foto
[Roney Oliveira]
Amo tecnologia e a vida
Ver meu perfil completo
Rua Simpliciano Medeiros, S/N, Perpétuo Socorro,Bragança-PA, Fone: (91) 3425 5444. e-mail: sementinhadosaberbr@hotmail.com

  ©Todos os direitos reservados á: Escola E.E.F Sementinha do Saber. .

TOPO DO BLOG