SEJA BEM VINDO :) NOSSO BLOG ESTÁ EM MANUTENÇÃO POR ALGUNS DIAS !

Escola inicia o Programa Mais Educação

PROGRAMA-MAIS-EDUCACAO-FESTEJA-RESULTADOS 

A escola Sementinha do Saber iniciará o programa mais educação em dezembro,já foram feitas algumas reuniões com os monitores do programa,onde eles entregaram seus plano de ação à escola e discutiram como e qual seria as oficinas do programa adaptando-se a comunidade escolar.

O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o uso do “Índice de Efeito Escola – IEE”, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada.
As Oficinas realizadas na escola serão: xadrez,jornal,reforço de matemática,teatro e dança.Abaixo encontramos os objetivos de cada projeto e seus monitores.

Dança: “A dança como instrumento de aprendizagem na escola”.

OBJETIVO: Proporcionar aos alunos múltiplos conhecimentos através do contato com atividades corpóreas, despertando assim a criatividade artística e cultural dos alunos.

Monitores: Genir Soares ,

                  Luzimorane Sousa Corrêa

                  Karla Josely de Sousa Silva.

Teatro: “O teatro como perspectiva cultural”.

OBJETIVO: Desenvolver nos educando por meios de jogos teatrais o processo de socialização e criatividade,a capacidade de comunicação corporal em processo de reconhecimento e práticas coletivas.

Monitores: Mayara Costa da Silva

                  Raquel Maria da Silva Gomes

                  Ana Patrícia Corrêa Pereira

Ref. Matemática: “Utilização de jogos em sala de aula”.

OBJETIVO: Identificar as formas de inserção dos jogos lúdicos como recursos pedagógicos para as aprendizagens em matemática no Ensino Fundamental numa perspectiva construtivista correlacionada aos jogos lúdicos aos conteúdos de forma teóricos - prática no ensino da matemática.

Monitores: Elder Rosário de Oliveira

                  Josana Ferreira Silva

                  Luciane Cristina Martins Ferreira

Jornal : “ A importância do jornal no processo de aperfeiçoamento da leitura e escrita de alunos do Ensino Fundamental”.

OBJETIVO: Utilizar recursos de mídia impressora e audiovisual para trabalhar as dificuldades gramaticais e de leituras dentro do espaço escolar, desenvolvendo projetos educativos e auxiliando no exercício de inteligência comunicativa compartilhada com a comunidade, na construção de propostas de cidadania os educando em experiência de aprendizagem significativas o fortalecendo a relação escola-comunidade.

Monitores: Cássia Rafaela da Silva Gomes

                  José Claudionor de Lima Luz Junior

                  Israel Henrique Mendonça

Xadrez : “Xadrez como atividade lúdica na Escola”.

OBJETIVO: Formar cidadãos autônomos, críticos e participativos,capazes de atuar com competência,dignidade e responsabilidade,contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa.

Monitores: Geovany Vaz Campelo

                  Wellington Santos de Oliveira

                  Arnaldo Frederico

O que é o Programa Mais Educação?

O programa Mais Educação (Portaria Interministerial nº 17/2007) é uma iniciativado governo federal que tem como prioridade contribuir para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens,articulando, a partir do projeto escolar, diferentes ações, projetos e programas nos estados, Distrito Federal e municípios. Trata-se de um programa interministerial, do qual fazem parte os Ministérios da Educação,do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Ciência e Tecnologia, Esporte,Meio Ambiente, Cultura e a Secretaria Nacional da Juventude.

Trata-se da construção de uma ação intersetorial entre as políticas públicas educacionais e sociais, contribuindo, desse modo, tanto para a diminuição das desigualdades educacionais, quanto para a valorização da diversidade cultural brasileira. Por isso coloca em diálogo as ações empreendidas pelos Ministérios da Educação – MEC, da Cultura – MINC, do Esporte – ME, do Meio Ambiente – MMA, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS, da Ciência e da Tecnologia – MCT e, também da Secretaria Nacional de Juventude e da Assessoria Especial da Presidência da República, essa última por meio do Programa Escolas-Irmãs, passando a contar com o apoio do Ministério da Defesa, na possibilidade de expansão dos fundamentos de educação pública.Essa estratégia promove a ampliação de tempos, espaços,oportunidades educativas e o compartilhamento da tarefa de educar entre os profissionais da educação e de outras áreas, as famílias e diferentes atores sociais, sob a coordenação da escola e dos professores.Isso porque a Educação Integral, associada ao processo de escolarização,pressupõe a aprendizagem conectada à vida e ao universo de interesse e de possibilidades das crianças, adolescentes e jovens.

Como funciona o Programa Mais Educação?

O Programa Mais Educação é operacionalizado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB),por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para as escolas prioritárias. As atividades fomentadas foram organizadas nos seguintes macrocampos:

• Acompanhamento Pedagógico;
• Meio Ambiente;
• Esporte e Lazer;
• Direitos Humanos em Educação;
• Cultura e Artes;
• Cultura Digital;
• Promoção da Saúde;
• Educomunicação;
• Investigação no Campo das Ciências da Natureza;
• Educação Econômica.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui,criticas, sugestões ou elogios!

Este blog tem: postagens e comentários

Melhor Vizualização

Mozilla Firefox,Google Chrome;

Contador de Visitas

autores

Minha foto
[Roney Oliveira]
Amo tecnologia e a vida
Ver meu perfil completo
Rua Simpliciano Medeiros, S/N, Perpétuo Socorro,Bragança-PA, Fone: (91) 3425 5444. e-mail: sementinhadosaberbr@hotmail.com

  ©Todos os direitos reservados á: Escola E.E.F Sementinha do Saber. .

TOPO DO BLOG