SEJA BEM VINDO :) NOSSO BLOG ESTÁ EM MANUTENÇÃO POR ALGUNS DIAS !

Orkut na Escola





USO DO ORKUT COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

F1.HISTÓRICO
O orkut é uma comunidade virtual afiliada ao Google, criada em 22 de janeiro de 2004 e, tem como objetivo ajudar seus membros/ usuários a criar novas amizades, manter relacionamentos e acessar comunidades em busca de novas informações e troca de experiências conforme o assunto de sua preferência.


O nome dado a esta comunidade virtual,, “ORKUT”, é originado no projetista chefe, Orkut Büyukkokten, engenheiro do Google. Tais sistemas, como esse adotado pelo projetista, também são chamados de rede social.


OBJETIVO
O objetivo principal do orkut é promover uma maior socialização entre as pessoas, contribuindo par a troca de informações e conhecimentos.


FORMAS DE UTILIZAÇÃO
Cada usuário do orkut possui uma conta e um perfil. Apenas pode criar uma conta aquele que é convidado por um usuário. No perfil estão algumas característica pessoais, como descrições físicas, listas de livros e músicas, um texto de apresentação, etc. Além disso, cada usuário pode colocar como seus “amigos” outros usuários. Neste aspecto, o orkut é um grande banco de dados sobre quem é amigo de quem, ou seja, sobre a rede de amizades.
Também existem no orkut comunidades, as quais são formadas por grupos de pessoas que dispõem de uma página exclusiva da comunidade para iniciar tópicos de discussão. Muitas pessoas apenas entram nas comunidades porque acham o nome ou a proposta atrativa, ou ainda porque a comunidade representa um aspecto de sua personalidade.

POSSÍVEIS ATIVIDADES DE UTILIZAÇÃO DO ORKUT EM ATIVIDADES ESCOLARES
- Criação de comunidades contendo conteúdos a serem discutidos pelos alunos em sala de aula, envolvendo temas transversais como: sexualidade, drogas, etc. Sendo que estas discussões devem ser mediadas pelo professor ( informação/ conhecimento);

- Debate em sala de aula sobre a diversidade de pessoas que utilizam o orkut, analisando os perfis aos quais os jovens e adolescentes se identificam.

ANÁLISE DO USO EDUCACIONAL DO ORKUT
O orkut oferece muitas formas de interação com diversas pessoas, estimulando assim o contato com a diversidade social, sendo que as pessoas que o utilizam são das mais variadas culturas e personalidades .
Uma possível limitação no uso do orkut em ambientes pedagógicos é que o mesmo não oferece assuntos de cunho científico e é apenas uma ambiente virtual, sendo que a escola precisa ter um ambiente informatizado e professores capacitados para o corrente uso deste em sala de aula.
As oportunidades encontradas em usar o orkut são voltadas ao estímulo dos alunos em fazer uma rede de amigos e se manter informado pelo assunto de seu interesse. A utilidade pedagógica é aliar conteúdo X interação, fazendo com que os alunos conheçam os diferentes ambientes/comunidades que são discutidos tais temas. A prática também se alia a informação a ser mediada e transformada em conhecimento.
Penso que para a educação, o orkut é mais uma proposta que pode tornar o processo ensino/ aprendizagem mais significativo e contribuir para a inclusão digital, sendo esta também mais uma forma, apesar de limitada, de integrar tecnologia e educação.


Texto retirado do blog:
 educaorkut.blogspot.com

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui,criticas, sugestões ou elogios!

Este blog tem: postagens e comentários

Melhor Vizualização

Mozilla Firefox,Google Chrome;

Contador de Visitas

autores

Minha foto
[Roney Oliveira]
Amo tecnologia e a vida
Ver meu perfil completo
Rua Simpliciano Medeiros, S/N, Perpétuo Socorro,Bragança-PA, Fone: (91) 3425 5444. e-mail: sementinhadosaberbr@hotmail.com

  ©Todos os direitos reservados á: Escola E.E.F Sementinha do Saber. .

TOPO DO BLOG