SEJA BEM VINDO :) NOSSO BLOG ESTÁ EM MANUTENÇÃO POR ALGUNS DIAS !

Programação da Semana da Criança na Escola Sementinha do Saber.



   
•        Dia 25 de setembro acontecerá a Formação continuada aos Professores da escola Sementinha do Saber em parceria com o CTA e 1ª URE, tema: Sexualidade, uma preparação para que os docentes possam desenvolver melhor o Projeto de Sexualidade na semana da criança com os sub-temas: Gravidez na adolescência, orientação sexual, doenças sexualmente transmissíveis, etc.


Dia 13/10/09
ü  •3ª e 4ª série- Palestra Higiene Bucal com distribuição de kits, parceria Secretaria de Saúde.
ü  •5ª a 8ª séries- Atividades em sala de aula do projeto Ação Solidária e o Convívio Democrático, sob a coordenação dos Professores  com o Tema; Sexualidade e seus sub-temas: Gravidez na adolescência, orientação sexual, doenças sexualmente transmissíveis, etc. Parceria com o CTA e Psicóloga da 1ª URE.
Dia 14/10/09.
ü  •Filmes, Jogos: Dama, quebra cabeça, dominó de tabuada, etc
ü  •Jogos de trilhas e Xadrez.
ü  •Oficinas do PROJART ( Pinturas, reciclagem, confecção de flores, etc)
ü  •Projeto Ação Solidária e o Convívio democrático: Serviço de Cidadania para que os alunos possam tirar sua identidade.

PROJETO RÁDIO ESCOLA SEMENTINHA DO SABER.




 Rádio Escola Sementinha do Saber-Ferramenta de Comunicação Integrada e Dinâmica, inaugurada no dia 08/05/09 a primeira na região Bragantina sob a Coordenação da Professora Eliana Maria Ferreira Silva, autora do projeto apoiado pela Comunidade Escolar, Sr Marcelo Carvalho-SEDUC, CETAE-SEDUC, tendo como Coordenador Luís Cavalcante, Rádio Educadora de Comunicação através do Programa Aluno Repórter, a imprensa na escola sob a Coordenação dos Professores Beto Amorim e Ailton Rocha e Faculdade Internacional de Curitiba-Facinter, sendo este um Projeto de Monografia de Especialização de Gestão de Instituição de Ensino. A complexidade do ensino depende do seu desenvolvimento, de ação coletiva, compartilhando decisões e ação comprometida com a realização das decisões Tomadas. Estabelecer essa vinculação significa incluir as necessidades da comunidade local, saber escutar, olhar, conhecer e respeitar o que está lá para ser, de fato, uma escola daquela comunidade.

Educação de antigamente e de hoje



Os pais de antigamente queriam ver os filhos trabalhando ainda crianças. O estudo ficava em segundo plano. Os pais de hoje preferem ver os filhos só estudando, porque trabalhar é assunto para só depois da faculdade – se tiver emprego, é claro. Hoje a lei proíbe o trabalho de menores de idade. 
Os pais de antigamente achavam que os filhos tinham que crescer logo para se virar na vida, que era considerada dura e cheia de desafios. Os pais de hoje gostariam que os filhos não crescessem. Crescer pra quê? Para morarem sozinhos, trabalhar, pagar as contas, fazer compras no supermercado, providenciar alguém para lavar a roupa, cozinhar, arrumar a casa! Casados terão filhos...para os avós cuidarem. Teriam mais responsabilidade e preocupação! Pra que casar se eles podem namorar no shopping, no carro, em casa, até no quarto de dormir. Podem chegar a hora que quiserem da madrugada! Em casa o (a) filho (a) tem comida e roupa lavada, pra quê ir a luta? Em casa não precisarão arrumar o quarto, nem recolocar as coisas no lugar, nem ajudar os pais a descarregar as compras, nem ajudar a mãe na cozinha. Então, por que virar adulto? Para ser responsável e ter que encarar a vida tão perigosa e incerta lá fora?

Os pais de antigamente exerciam ao máximo sua autoridade sobre os filhos. Eram autoritários e reprimiam todos os desejos. Os pais de hoje se acovardam diante do poder crescente dos filhos. Existem crianças que batem de verdade nos pais e eles não sabem como reagir. Faz sucesso um programa da TV inglesa, “Super Nany” (aqui é “Super babá”) que ensina aos pais como se defender e sustentar regras para lidar com os filhos. Pais acovardados e sem autoridade era impensável, antigamente. Alguns pais de nossa época justificam sua covardia como defesa para o (a) filho(a) não fugir de casa, como aquele caso que virou notícia na imprensa. Os pais de hoje temem a explosão emocional e reação de vingança dos filhos; também temem serem mal interpretados pelos especialistas e vizinhos de plantão.
Os pais de antigamente comandavam totalmente a educação dos filhos. Hoje os pais sentem comandados pelos seus rebentos. Resta a esperança para alguns de que a escola eduque-os. Os pais que com esforço retomam a função de “pai” e de “mãe” tendem a sentir culpa, porque dizer um ‘não’ dá a impressão de serem autoritários.

Orkut na Escola





USO DO ORKUT COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

F1.HISTÓRICO
O orkut é uma comunidade virtual afiliada ao Google, criada em 22 de janeiro de 2004 e, tem como objetivo ajudar seus membros/ usuários a criar novas amizades, manter relacionamentos e acessar comunidades em busca de novas informações e troca de experiências conforme o assunto de sua preferência.


O nome dado a esta comunidade virtual,, “ORKUT”, é originado no projetista chefe, Orkut Büyukkokten, engenheiro do Google. Tais sistemas, como esse adotado pelo projetista, também são chamados de rede social.


OBJETIVO
O objetivo principal do orkut é promover uma maior socialização entre as pessoas, contribuindo par a troca de informações e conhecimentos.


FORMAS DE UTILIZAÇÃO
Cada usuário do orkut possui uma conta e um perfil. Apenas pode criar uma conta aquele que é convidado por um usuário. No perfil estão algumas característica pessoais, como descrições físicas, listas de livros e músicas, um texto de apresentação, etc. Além disso, cada usuário pode colocar como seus “amigos” outros usuários. Neste aspecto, o orkut é um grande banco de dados sobre quem é amigo de quem, ou seja, sobre a rede de amizades.
Também existem no orkut comunidades, as quais são formadas por grupos de pessoas que dispõem de uma página exclusiva da comunidade para iniciar tópicos de discussão. Muitas pessoas apenas entram nas comunidades porque acham o nome ou a proposta atrativa, ou ainda porque a comunidade representa um aspecto de sua personalidade.

POSSÍVEIS ATIVIDADES DE UTILIZAÇÃO DO ORKUT EM ATIVIDADES ESCOLARES
- Criação de comunidades contendo conteúdos a serem discutidos pelos alunos em sala de aula, envolvendo temas transversais como: sexualidade, drogas, etc. Sendo que estas discussões devem ser mediadas pelo professor ( informação/ conhecimento);

- Debate em sala de aula sobre a diversidade de pessoas que utilizam o orkut, analisando os perfis aos quais os jovens e adolescentes se identificam.

ANÁLISE DO USO EDUCACIONAL DO ORKUT
O orkut oferece muitas formas de interação com diversas pessoas, estimulando assim o contato com a diversidade social, sendo que as pessoas que o utilizam são das mais variadas culturas e personalidades .
Uma possível limitação no uso do orkut em ambientes pedagógicos é que o mesmo não oferece assuntos de cunho científico e é apenas uma ambiente virtual, sendo que a escola precisa ter um ambiente informatizado e professores capacitados para o corrente uso deste em sala de aula.
As oportunidades encontradas em usar o orkut são voltadas ao estímulo dos alunos em fazer uma rede de amigos e se manter informado pelo assunto de seu interesse. A utilidade pedagógica é aliar conteúdo X interação, fazendo com que os alunos conheçam os diferentes ambientes/comunidades que são discutidos tais temas. A prática também se alia a informação a ser mediada e transformada em conhecimento.
Penso que para a educação, o orkut é mais uma proposta que pode tornar o processo ensino/ aprendizagem mais significativo e contribuir para a inclusão digital, sendo esta também mais uma forma, apesar de limitada, de integrar tecnologia e educação.


Texto retirado do blog:
 educaorkut.blogspot.com

Projovem


Na nossa escola tambem fuinciona o PROJOVEM urbano,no turno da noite.Atende uma variedade de alunos que almejam o futuro ensino fundamental.Os mesmos pode até mesmo engressar no outro ano (2010) no ensino medio,na própria escola Sementinha do Saber.....


O ProJovem foi criado como ação integrante da Política Nacional de Juventude lançada pelo governo federal em 2005, compreendendo:
• O desenvolvimento do Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária - ProJovem - voltado especificamente para o segmento juvenil mais vulnerável e menos contemplado por políticas públicas então vigentes: jovens de 18 a 24 anos, que haviam terminado a quarta série mas não concluído a oitava série do ensino fundamental e não tinham vínculos formais de trabalho. O Programa caracterizou-se como emergencial, atendendo um segmento que tem necessidade de chegar ainda jovem ao ensino médio, e experimental, baseando sua proposta curricular em novos paradigmas de ensino e aprendizagem que permitem articular o ensino fundamental, a qualificação profissional e a ação comunitária;
• A constituição da Secretaria Nacional de Juventude, vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República, com as funções de: (a) formular, supervisionar, coordenar, integrar e articular políticas públicas para a juventude; (b) articular, promover e executar programas de cooperação com organismos nacionais e internacionais, públicos e privados, voltados para a implementação de políticas para a juventude....


Título de eleitor online


Agora você já pode tirar seu título de eleitor mais rápidamente pela internet. Antes para conseguir um título eleitoral você deveria comparecer ao cartório eleitoral, levando seus documentos pessoais e depois esperar até 90 dias para recebe-lo.
O Brasil agora inovou e você já poderá se cadastrar e depois comparecer ao cartório em cinco dias úteis após o cadastro. O site TítuloNet foi feito para você requerer seu título e outras coisas, além de tirar suas dúvidas sobre eleições.
Você agora poderá tirar seu título e votar em quem você acha melhor para comandar nosso país. Boas votações.

Este blog tem: postagens e comentários

Melhor Vizualização

Mozilla Firefox,Google Chrome;

Contador de Visitas

autores

Minha foto
[Roney Oliveira]
Amo tecnologia e a vida
Ver meu perfil completo
Rua Simpliciano Medeiros, S/N, Perpétuo Socorro,Bragança-PA, Fone: (91) 3425 5444. e-mail: sementinhadosaberbr@hotmail.com

  ©Todos os direitos reservados á: Escola E.E.F Sementinha do Saber. .

TOPO DO BLOG